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  Artigo: Varejo Desmotivado.  
     

 

Que nota você atribui ao atendimento da sua empresa? Você sente orgulho do atendimento da sua empresa? Sente mesmo? Fico perplexo e muito assustado com a frieza, o desinteresse e uma incômoda apatia ao ver como o cliente é tratado em muitas lojas do varejo em nosso país. Quase ninguém percebe o cliente, poucos se esforçam, quase ninguém descobre o nome do cliente, ninguém dá show de atendimento. A principal missão de um vendedor é impactar a vida do seu cliente. O cliente entra e sai da loja e não acontece nada. E haja venda perdida. Por que não vendeu? O nível de energia da sua equipe está muito baixo! O tom de voz é baixo. O sorriso é amarelo. As pessoas se movem lenta e desinteressadamente. A má vontade e o desânimo me causam espanto! Quer chegar ao bolso do cliente? O caminho é através do coração.

Mais importante num vendedor não é ele ser interessante, é ser interessado. Ele deve mostrar um real interesse pelo cliente. Pôr energia no escutar. Tome consciência: o cliente não quer produtos, quer a energia da sua equipe. Seremos cada vez mais vendedores de energia, paixão, vibração, alegria, otimismo. Falta vida na argumentação, falta espetáculo, falta coração, falta emoção, falta alegria, falta dramatização no varejo brasileiro. Sua equipe dá show de atendimento? Constatação dramática: a alegria ainda é exceção no varejo brasileiro. A tristeza das equipes está afetando a alegria dos clientes. O cliente não vai às compras para receber uma descarga de energia negativa de um vendedor sem motivação. Meu Deus, o que é isso?

Estou absolutamente convicto de que, se existe uma grande crise no varejo brasileiro, ESSA CRISE É ESPIRITUAL. Falta determinação em vender, em vencer. É muita gente perdendo garra. Falta seriedade, falta projeto de vida, falta rumo, falta liderança. O ambiente de muitas lojas parece um funeral. A postura corporal e a expressão facial dos vendedores na linha de frente revelam carência. É preciso entender que, no varejo, carência afasta. Fique atento: quando o cliente percebe que o seu pessoal não está vendendo, ele também não compra. Se o seu vendedor irradia carência, o cliente se afasta. É muito cliente desencantado. Isso é INCRÍVEL!

O assunto é muito sério. De onde vem tanta desmotivação? Vamos fazer uma leitura do tempo em que estamos vivendo. Estamos vivendo a maior competição de todos os tempos. É hipercompetição, é megacompetição. O tempo é de muita dor. Estou certo de que nenhuma geração foi mais exigida do que a nossa. Nunca doeu tanto para se ganhar dinheiro. Nunca fomos tão testados, desafiados, exigidos, postos à prova como nos dias de hoje. Nunca sofremos tanto para atingir nossos objetivos. Nunca precisamos tanto de ajuda emocional e espiritual como nos dias de hoje. Você vai ter que competir com todas as suas forças se quiser vencer o jogo.

O varejo deve rever sua estratégia emocional/espiritual em regime de urgência. O desafio do varejo não é comercial, é eminentemente emocional, espiritual. No aspecto tecnológico, o varejo progrediu tremendamente nos últimos vinte anos. No aspecto espiritual/emocional, o varejo está estagnado. A competição agora é entre espíritos: vencerá o mais resistente emocionalmente. O espírito decidirá o jogo.

Encerra-se mais um dia de trabalho no varejo. Muitos vendedores retornam para suas casas sem realizar uma única venda!!! O ser humano não suporta isso por muito tempo. O mais grave: tem cliente visitando sua loja. O problema aqui é puramente emocional. As equipes estão completamente derrotadas, vencidas. Sem fé! Você tem que acreditar que o cliente vai comprar. A venda cai 30%, o emocional das equipes cai 120%! Quando ocorrer queda em suas vendas, reúna o seu pessoal urgentemente, motive-o, faça subir dramaticamente o entusiasmo e a emoção no momento do atendimento. O que vai separar a vitória da derrota é a preparação emocional do ser humano.


É preciso criar um campo de forças para se proteger dessa onda de medo e terror que varre o Brasil e o mundo: o foco não é na morte, é na vida. O problema a ser vencido não é a queda na venda. O impacto no seu emocional é muito maior do que no seu caixa. O ser humano perde a capacidade de lutar, de reagir, de se agigantar diante dos desafios. Põe-se a reclamar do governo e de todos, ele não consegue perceber que sua vida está afundando, que ele está falindo espiritualmente e que sua vida está se transformando numa verdadeira espiral decadente, onde fracasso chamará mais fracasso. Reclamar do presidente da República ou das taxas de juros não rolex replica sale resolve. Torne-se especialista em esquecer. Esqueça o presidente. Esqueça os escândalos políticos, a corrupção. Pense com muita seriedade e interesse no cliente. Você garante que o seu pessoal sabe o que fazer e como fazer com o cliente? Garante mesmo?

Reflita: apenas 1% de erro operacional do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, causaria 144 acidentes fatais em um só mês. E na sua loja, 10% de erros no atendimento, o que representam de prejuízo no seu caixa? Quando entrar um cliente em sua loja, pare tudo o que estiver fazendo. Atenção total ao cliente! Priorize a motivação do seu pessoal. Motivação é questão de vida ou morte para o sucesso do varejo. É decisivo preparar o ser humano antes do vendedor. O vendedor não funciona quando o ser humano está mal. Reveja o seu papel como líder. Você é um líder emocionalmente inspirador? Você é admirado pelo seu pessoal? Você celebra os resultados mensalmente com o seu pessoal? Sucesso sem celebração é um sucesso oco, vazio, amargo. Premiar, elogiar, apreciar, reconhecer. O elogio é o mais importante alimento da auto-estima do ser humano. O que foi que você fez com os seus melhores vendedores no mês que passou? Se não fez nada, que pena. Celebração é o mais poderoso instrumento para manter acesa a chama do entusiasmo.

Líder, não acorde amanhã de manhã se não for para fazer algo por alguém. Líder, você não constrói uma empresa; você constrói gente e essa gente constrói sua empresa. Líder, o seu negócio é gente. O seu negócio é motivar pessoas, é energizar sua equipe. Só existe um mercado inexplorado na face da Terra: o mercado do ser humano! Atue como psicoenergizador, venda uma fé inquebrantável no futuro. Mude, reaja, lute.

Esteja alegre apenas por estar vivo. Faça uma festa de reinauguração da sua empresa, faça um café-da-manhã com o seu pessoal, peça ajuda para sua equipe, reveja os objetivos com eles, promova uma grande revolução. Reapaixone-se por sua vida, por sua empresa, ame o tempo em que está vivendo, pare de esperar pelo que nunca vem. Recupere o entusiasmo do iniciante. Tempo bom é agora. Estude o seu negócio, aprofunde-se, conheça mais sobre o seu negócio. Corra, seja rápido, promova uma grande revolução em sua vida, faça algo novo por sua vida, por sua empresa, AGORA!

 

 
Rogério Caldas é conferencista e consultor de marketing motivacional.
         
 
 

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